Compare preços, venda e troque games em Raduken.

Robô imita expressões faciais

Bobeira.

Pesquisadores britânicos apresentaram um robô capaz de imitar com precisão dez expressões faciais dos humanos -- entre elas alegria, tristeza e preocupação. Segundo o jornal “Telegraph”, esse projeto ajudará na criação de uma nova geração de humanóides, capazes de interagir de maneira convincente com as pessoas.

Jules, o robô expressivo, é resultado de um trabalho de três anos e meio desenvolvido no Laboratório de Robótica de Bristol (BRL), ligado à Universidade de Bristol. Um vídeo no site de projeto mostra o humanóide em ação.


Os olhos da máquina são câmeras que identificam as expressões faciais das pessoas com quem interage. Esses dados são convertidos em instruções, para que a máquina use seus 34 motores faciais e reaja adequadamente às expressões humanas – se alguém der uma bronca em Jules, por exemplo, ele se ressentirá. A “pele” elástica e flexível é feita de uma substância chamada Flubber.

Peter Jaeckel, especialista em emoção artificial, empatia artificial e humanóides do BRL, disse ao “Telegraph” que o projeto será útil para tornar a interação entre máquinas e humanos mais natural. “A aparência e o comportamento dos robôs precisam ser melhorados, para atender às expectativas nas experiências sociais. Sem isso, os humanos se sentem desconfortáveis.”

Fonte: G1

2 comentários:

Vencys_lao comentou em  13 de novembro de 2008 às 15:28  

parece o cão!!
que coisa monstruosa!!

Luciana comentou em  14 de novembro de 2008 às 10:00  

Que coisa horrível... O ser humano fica querendo brincar de Deus o tempo todo... uma hora dessas isso "vai feder"...rs

abs

Divulgue

Seguidores

  ©Template por Dicas Blogger.

SUBIR